Marketing On Line ou Tradicional?

Marketing On Line ou Tradicional?

Nos últimos anos temos ouvido falar muito em marketing on line ou, marketing digital.
Mas afinal, qual a diferença entre marketing digital e o marketing que as empresas, até então, estavam acostumadas a realizar?
Em sua essência a diferença é nenhuma.
Segundo Philip Kotler, um dos maiores teóricos e estudioso do assunto, marketing é toda atividade humana dirigida para satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.

Empresas que possuem gestão profissional de marketing fazem levantamentos de informações de mercado, concorrência, público potencial. Em seguida, adequam seus produtos/serviços, definem uma estratégia de preço, seus canais de distribuição, e fazem a divulgação.
Este é basicamente o processo do marketing tradicional.

Com o crescimento do acesso a internet, e novas tecnologias, surgiu o termo marketing digital. Nada mais é do que usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para atingir os “velhos” objetivos.
Facebook, Twitter, Pinterest, You Tube, Google Busca, Links Patrocinados, E-mail Marketing, Realidade Aumentada, QR-code, etc., são apenas novas ferramentas para as empresas utilizarem e atingirem seus objetivos empresariais. Não são uma solução mágica, ou uma nova estratégia.

A estratégia vem muito antes, no planejamento. Conhecendo as novas ferramentas a estratégia poderá ser potencializada.
Assim, a Agência Mercus compartilha o posicionamento de outros estudiosos de mercado de comunicação e, acredita que marketing continua sendo muito planejamento, estratégia, utilizando ferramentas “tradicionais” ou digitais.

Marcelo Cirino

Publicitário formado há mais de 14 anos pela Universidade de Taubaté.
Pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Senac.
Docente de Marketing, Design, Vídeo e Direito Digital no Senac Taubaté.
Sócio Proprietário da Agência Mercus Marketing Digital