Ferramentas X Estratégias

Ferramentas X Estratégias

Uma cena comum no mercado de comunicação são empresas oferecendo serviços de marketing digital. Contudo, quando vemos a descrição dos serviços, ela propõe a criação de fan pages ou perfis em redes sociais, e só.
Este tipo de situação mostra, pelo menos, dois cenários. O primeiro é que esta empresa não conhece nada de marketing. O segundo, ela menospreza o conhecimento de seus clientes ou, deliberadamente quer enganá-los.

Criar perfis em redes sociais não é estratégia. Redes sociais, mecanismos de busca, e-mail, vídeos, são ferramentas a serviços de uma estratégia que visa atingir um objetivo.
Do que adianta uma empresa criar um perfil no Facebook, atrair milhares de fãs por meio de promoções e concursos (muitas vezes em desacordo com as regras de utilização da plataforma)?

A empresa conseguiu atrair o que chamamos de caçadores de promoção, mas e daí? Este era seu público, seu propósito? Qual o resultado da ação? Gerou interessados em comprar os produtos/serviços? A empresa obteve alguma informação relevante para seu negócio?
Quando começamos a fazer este tipo de perguntas verificamos como é vazia a proposta de serviço destas empresas de comunicação.
Por outro lado, ainda existe algumas empresas que acreditam que qualquer um que saiba configurar um perfil no Facebook ou Twitter é um Estrategista Digital.
É o famoso: “ Deixa que meu sobrinho resolve”.

Devemos separar a estratégia das ferramentas.
Acreditamos que antes de tudo vem o planejamento, a estratégia. Esta estratégia é traçada, baseada nos objetivos de nossos clientes, por profissionais capacitados e experientes no mercado. São profissionais que passaram e passam, boa parte de suas vidas estudando pessoas, suas necessidades, desejos e comportamentos. Estudam mercados, tendências, analisam dados. Tudo isso para formular uma excelente estratégia.
Se foi definido na estratégia uma ação nas redes sociais, agora sim, entra o “ ferramenteiro”.

Ele vai formatar o foto do tamanho correto, vai saber onde encontrar os dados para medir o desempenho da ação, vai atualizar o site, etc.
A Agência Mercus está preparada para utilizar as ferramentas disponíveis no momento, contudo, antes de utilizá-las verificamos as necessidades de nossos clientes, analisamos o mercado e seus públicos-alvo, criamos uma estratégia, e depois da ação, mensuramos os resultados.
Acreditamos que isso é apresentar um trabalho profissional e de qualidade excelente.

Marcelo Cirino

Publicitário formado há mais de 14 anos pela Universidade de Taubaté.
Pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Senac.
Docente de Marketing, Design, Vídeo e Direito Digital no Senac Taubaté.
Sócio Proprietário da Agência Mercus Marketing Digital