Etiqueta nas Redes Sociais Digitais

Etiqueta nas Redes Sociais Digitais

Nunca é demais relembrar algumas dicas sobre etiqueta social digital.
Muitas pessoas falam e postam: “ O perfil na rede social é meu, e posto o que quiser!”.
Isso é verdade, mas a reputação também é dela.
Uma reputação pode ser criada pelas mensagens postadas no seu perfil:
– Rede social não é terapia ou terapeuta.
– Cuidado com ostentações.
– Cuidado ao informar onde está em cada momento.
– Muitas empresas pesquisam perfis de candidatos antes de contratar.

Facebook:
• Antes de marcar alguém em alguma foto, peça permissão. Afinal, nunca sabemos se a pessoa vai querer se expor naquela situação.
• Se você for adicionar alguém que não conhece na vida real, mande um recadinho explicando porque você quer adicioná-lo.
• Se você precisa dar um recado a alguém, cobrar ou até mesmo relembrar algum assunto, faça por mensagem privada. Nem sempre a pessoa marcada no post gostaria de compartilhar essas informações com todos os amigos da rede.
• Cuidado ao compartilhar correntes, vídeo, fotos e textos pronto. Você pode estar entupindo a timeline de seu amigo com coisas repetidas, além de ser tachado de chato ou sem opinião. Tenha critério ao republicar conteúdos.
• Evite postar informações irrelevantes sobre o seu dia a dia. Se expor sem necessidade pode soar egocêntrico da sua parte, além de, mais uma vez, encher a timeline de seus colegas com conteúdos pouco interessantes.
• Tenha cuidado ao expor suas opiniões, especialmente sobre assuntos polêmicos. Lembre-se que, diferente de uma discussão ao vivo, suas palavras serão armazenadas por muito tempo e, se você for grosso ou mal educado, todos vão se lembrar disso com frequência.
• Jogos e aplicativos são legais, mas pare de ficar mandando convite para esse tipo de coisa dentro da rede social. Cada um tem suas preferências e, provavelmente, já deve conhecer algum joguinho que o agrade.

Twitter:
• O retuíte é uma ferramenta que deve ser usada de vez em quando, ou seja, nada de ficar retuitando qualquer post. Assim como no Facebook, o critério é essencial para não atrapalhar a timeline dos outros e não queimar seu próprio filme.
• Como a rede social só permite 140 caracteres, é preciso se expressar com cuidado. Uma frase pode ser facilmente mal interpretada. Por isso, preste atenção no que você tem a dizer e diga com cautela.
• Nada mais feio do que “roubar” frases de alguém. Se você gostou de alguma citação, dê a fonte e indique qual amigo foi o autor da mensagem.
• Não use o Twitter como Whatsapp. Poste mensagens relevantes e com intervalos de tempo. As pessoas não vão querer que você encha a timeline delas somente com seus posts.
• Uma das vantagens do Twitter é poder estar próximo de seus ídolos. Mas, cuidado para não bancar o fã maluco e ficar enviando mensagens de cinco em cinco minutos. E muito menos comentando qualquer post da pessoa.

Marcelo Cirino

Publicitário formado há mais de 14 anos pela Universidade de Taubaté.
Pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Senac.
Docente de Marketing, Design, Vídeo e Direito Digital no Senac Taubaté.
Sócio Proprietário da Agência Mercus Marketing Digital